Histórico

Uma boa ideia é sempre produto da inteligência coletiva


A ideia do Lab surgiu como resultado da pesquisa “Planning and participation: a new agenda for urban and environmental policies in Brazil” (Financiamentos Fapesp e University of Texas – Austin no.2013/50918-4) coordenada por Ana Paula Koury (USJT - Brasil) e Fernando Luiz Lara (UT –Austin - USA). A pesquisa reuniu uma equipe interdisciplinar, composta por pesquisadores atuantes nas áreas ambiental, sustentabilidade, mobilidade e política urbana locados em instituições de referência internacional como a School of Architecture da Universidade do Texas (Austin), o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (USP -São Carlos) e o Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (USP-São Carlos). Pesquisadores envolvidos nessa fase: David E. A delman (The University ot Texas at Austin Law School), Marcelo Montaño ( Universidade de São Paulo em São Carlos, Departamento de Engenharia Ambiental), Renato Anelli (Universidade de São Paulo em São Carlos, Instituto de Arquitetura e Urbanismo) e Steven Moore (Director, Sustainable Design Program, the University of Texas at Austin). Os principais resultados dessa fase estão registrados no evento “Planning by Conflicts” realizado em 2015 e na publicação organizada pelos coordenadores da pesquisa Fernando Luiz Lara e Ana Paula Koury Planejamento e Participação: um falso dilema. Belo Horizonte: nhámerica, 2016.

O evento planning by conflicts (São Paulo Meeting 2015) permitiu ampliar o debate internacional sobre a questão ambiental e iniciar uma investigação empírica, no Itaim Paulista, das relações entre Estado, Sociedade Civil e Universidade na formulação de políticas urbanas e ambientais, o que era o foco da pesquisa. O Itaim Paulista tinha sido a área de estudo para a implantação de um corredor ambiental urbano. Resultado de uma proposta realizada em 2013 por uma equipe formada pela HafenCity University de Hamburgo e o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos. A proposta era uma resposta para a chamada da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano intitulada “Ensaios Urbanos”. A ideia de nos unirmos os trabalhos da equipe depois da proposta urbanística formulada, teve a intenção de mobilizar o poder público local e a sociedade civil para apresentar e debater as soluções urbanísticas ensaiadas na proposta do corredor ambiental urbano e sua articulação com o sistema de mobilidade.

Em 2016 o encontro meio ambiente e democracia (São Paulo Meeting 2016) foi o último encontro da pesquisa “Planning and participation: a new agenda for urban and environmental policies in Brazil” e resultou em um convênio com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e com a organização do grupo de pesquisa “Gestão do Espaço Urbano: Grupo de Estudo em Planejamento Urbano e Direito à Cidade” da Universidade São Judas Tadeu. De 2016 a 2018 o grupo estreitou os vínculos com o poder público local, estudou o tema da comunicação para uma abordagem ambiental das cidades, estudou o planejamento local do Itaim Paulista, e propôs um curso de tecnólogo em gestão urbana com carga horária de 3200 horas.

Em 2018 o Laboratório passou a integrar as atividades do projeto Klimapolis (Max Planck Institute for Meteorology - Hamburgo) liderado em São Paulo pelo Instituto de Astrofísica e Geociências da Universidade de São Paulo através do projeto City Lab: Towards a Joint Research Laboratory for Integrated Environmental and Climatic Assesment of São Paulo (processo Fapesp/2017 50076-4). Nessa nova fase o Lab Itaim Paulista pretende colaborar para implantar uma experiência piloto de governança ambiental local para enfrentar os impactos das mudanças climáticas e do aumento da poluição do ar nessa localidade da cidade de São Paulo.

Na verdade fomos muitos os que desde 2014 contribuímos para que essa ideia virasse mesmo uma possibilidade de atuação local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário