O LAB

O Laboratório Itaim Paulista (LAB Itaim Paulista) é um projeto de extensão universitária transdisciplinar de Política Urbana e Planejamento Local da Universidade São Judas Tadeu.

O objetivo desse laboratório é estudar e compreender os principais desafios do planejamento local na subprefeitura do Itaim Paulista, principalmente em relação às ocupações das margens dos córregos (moradia em zona de risco, pontos viciados de descarte de lixo, transposição, drenagem e enchentes) e em relação à poluição do ar. O Laboratório e sua equipe pretendem colaborar com poder público local com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nessa região administrativa do extremo leste da cidade de São Paulo.

O Laboratório oficializou-se em dezembro de 2016 através de um convênio entre a Prefeitura Municipal de São Paulo (SMDU) e a Universidade São Judas publicado no Diário oficial da cidade de São Paulo 12/24/2016 p. 20 [São Paulo 61 (241)]. Fez parte desse convênio com duração de um ano e meio, o estudo do Plano Regional, a elaboração de uma estratégia de educação ambiental e um curso de capacitação em gestão urbana (nível tecnólogo 3200 horas). Em 2018 o Laboratório passou a integrar as atividades do projeto Klimapolis (Max Planck Institute for Meteorology - Hamburgo) liderado em São Paulo pelo Instituto de Astrofísica e Geociências da Universidade de São Paulo através do projeto City Lab: Towards a Joint Research Laboratory for Integrated Environmental and Climatic Assesment of São Paulo (processo Fapesp/2017 50076-4). Nessa nova fase o Lab Itaim Paulista pretende colaborar para implantar uma experiência piloto de governança ambiental local para enfrentar os impactos das mudanças climáticas e do aumento da poluição do ar nessa localidade da cidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário